quarta-feira, 14 de março de 2012
terça-feira, 13 de março de 2012
Brincar livremente!
Por vezes, os adultos acham que as crianças precisam aprender a brincar, então ensinam algumas brincadeiras para seus filhos. Em outros momentos as crianças passam horas em frente a televisão e esta passa a ser sua babá, intercalam brincadeiras que foram ensinadas com televisão. Mas, o que as crianças necessitam é de espaço, de materiais como caixas, tampas, potes, cordas e tempo para inventarem suas próprias brincadeiras e então o adulto deve participar e até dar alguma ideias, mas a criança necessita criar, inventar, pensar... Nem a televisão, nem o computador, nem um monte de brinquedos caros que brincam sozinhos ou que fazem os pequenos realizarem atividades repetitivas (que são um tédio, como ficarem olhando o trenzinho passar inumeras vezes do mesmo jeito, com a mesma velocidade) para ser feliz a criança precisa de liberdade. Este vídeo é a prova disto.
Ser criança é...
Brincar, aprender, construir um mundo na imaginação, fazer castelos com peças de maderira, dramatizar, fazer de conta, cantar, expressar, ouvir histórias, dançar, interagir...
A CRIANÇA QUE QUERIA SER TELEVISOR
SENHOR,
TU QUE ÉS BOM
E
PROTEGES TODAS AS CRIANÇAS DO MUNDO
QUERO
PEDIR-TE UM GRANDE FAVOR
TRANSFORMA-ME
EM TELEVISOR
PARA
QUE MEUS PAIS ME CUIDEM COMO CUIDAM DO SEU TELEVISOR
PARA
ME OLHEM COM O INTERESSE COM QUE MINHA MÃE OLHA SUA NOVELA PREFERIDA E O PAPAI
O TELEJORNAL
QUERO
FALAR COMO ALGUNS ANIMADORES QUE, QUANDO O FAZEM, TODA FAMÍLIA CALA PARA
ESCUTÁ-LOS COM ATENÇÃO SEM INTERROMPER.
QUERO
SENTIR SOBRE MIM A PREOCUPAÇÃO QUE TEM MEUS PAIS
QUANDO
O TELEVISOR ESTRAGA E CHAMAM RAPIDAMENTE O TÉCNICO
QUERO
SER TELEVISOR PARA SER O MELHOR AMIGO DOS MEUS PAIS E SEU HERÓI FAVORITO
SENHOR,
POR FAVOR, DEIXA-ME SER TELEVISOR NEM QUE SEJA POR UM DIA. AMÉM.
segunda-feira, 12 de março de 2012
Limites
Educação pelo Exemplo
"Sejamos a mudança que queremos ver no mundo."
Matma Gandhi
Inicio este post, com o pensamento do Gandhi. Acredito que toda ação que temos em relação a educação de nossos filhos deve ser muito pensada. Pois, tudo aquilo que fazemos na nossa vida reflete diretamente na educação de nossos filhos, eles farão o que fazemos, serão o que somos. De nada adianta eu dizer para o meu filho: Não minta, é muito feio... Se acontecer, vou te colocar de castigo. Então, toca o telefone o filho atende e diz é a Tia Vera e eu: diz que a mamãe não está... O que acontece quando os pais mentem? ou ainda pior, pedem para o filho mentir, quem os coloca de castigo? Depois de alguns dias, eu digo filho não pode bater nos amiguinhos, é feio e toda aquela história que já sabemos e o filho coloca todo o talco fora e eu bato nele. De nada adianta dizer para o filho não mente, se ele presencia a mentira dos pais ou dizer não bata se ele apanha diariamente. A palavra neste momento passa a não ter valor, pois o que vale são as ações que os pais demonstram para os seus filhos no cotidiano. Portanto, se queres que seu filho seja uma pessoa com caráter, que tenha princípios, que seja solidário, entre outras coisas que seja uma boa pessoa. Mude primeiro as suas ações. Pois, são elas que construirão a pessoa que seu filho se tornará.
Silvia Pasquatto
Assinar:
Postagens (Atom)